quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Incentivando a leitura para "Kids"

      A melhor maneira de começar o incentivo a leitura é desde pequeno. Você que conhece um(a) gurizinho(a) e quer que ele(a) seja voraz na leitura, separamos algumas dicas e livros pra você começar essa missão...
   É legal deixar livros ilustrados pelo ambiente para que ele(a) tenha acesso, sozinho(a) ou junto de ti, isso fará com que ela crie, conte e interprete da maneira que quiser, usando a imaginação...

(4/5 anos...) 
Não vai ser fácil, mas se tiver objetos animados para contar a história, ajuda muito!
- O Pequeno Príncipe: Leia para a criança e mostre as imagens para que ela acompanhe e desperte o interesse pela história, que a Jibóia não é um chapéu ou que a rosa é a única para o Pequeno Príncipe.
-Bela e a fera (ou clássicos): Você encontra edições com linguagem que facilitam o seu pequeno ouvinte entender a história na qual você narra. 

(A partir de 7 anos) 
    Aos 7 anos trocamos os lugares, faça com que ela leia para você, e apenas acompanhe, tenha paciência, pois essa idade está aprendendo, e a leitura é um pouco lenta, não tenha pressa.

- Quadrinhos: Turma da Mônica, Mafalda, Super Heróis... (ou aquele que você julgue não ter conteúdo impróprio) 
- Série Diário de um Banana - Jeff Kinney 
- Ela disse, Ele disse - Talita Rebouças



(Acima de 9 anos...) 
Aos 9 anos você começa a introduzir livros de linguagem clara para ler sozinho sem muita dificuldade...
- O extraordinário - RJ palácios 
- Pax - Sara Pennypacker
    Caso você não tenha acesso direto á criança pergunte a ela sobre a história, se ela está gostando.
É importante ter alguém pra conversar sobre o livro lido, assim, ela se sente estimulada a continuar a leitura. 


(11 anos)
Aos 11 anos, já se sente "grande" pra ler livros de gravura então... 
- Harry Potter - Á pedra filosofal 
    Harry foi chamado pra Estudar em Hogwarts com apenas 11 anos, na mesma idade que seu pequeno leitor vai ler. conforme ele for crescendo, o personagem cresce junto com ele... 
- Princesa adormecida - Paula Pimenta
- Fazendo meu Filme - Paula Pimenta

      Desde cedo, é interessante para ela, ver você lendo, sempre com um livro, pois já desperta a curiosidade. Tudo é questão de exemplo para crianças.   Caso você não tenha esse hábito, leia aos poucos e a incentive junto.   Depois disso, fica fácil descobrir os gostos literários. Leitura é um hábito, e quem tem, não larga jamais. Incentive a leitura a pessoinha mais próxima de você .

Kami e Tay ❤


8 comentários:

  1. Adorei, tai uma das coisas que vou ensinar bem aos meus filhos. Eu não tive muito incentivo a leitura mas por vontade própria me introduzi a este mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo ficamos muito felizes em ajudar você a incentivar seus pequeninos... Não abandone esta missão, contamos com você! Um abraço.

      ~Kami :)

      Excluir
  2. Gostei da ideia de ela ler para mim, deve ser gratificante para a criança se sentir no comando da ação. Adorei o texto e as dicas. Vou colocar em pratica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yane você vai ver como é gostoso, sentir a criança crescendo e se aperfeiçoando na leitura, é um descobrimento ao um mundo novo. Obrigada pelo carinho... Beijooos <3

      ~Kami :)

      Excluir
  3. Sensacional, muitíssimo interessante. Parabéns aos idealizadores ��

    ResponderExcluir